Quantas páginas deve ter um currículo

0
97

Um dos questionamentos mais feitos quando o assunto é atualização de currículo é quantas páginas deve ter um currículo? Pois, com o passar do tempo, é natural que vá aumentando suas experiências e que vale a pena estar adicionando em seu documento. Existem pessoas que tem mais de 10 anos de experiência profissional, passou por 3 empresas e em cada uma delas foi subindo de cargo com o passar do tempo, e não sabe o que fazer no caso de acrescentar ou não essas informações no currículo por medo de ficar muito grande.

Pensando em pessoas como esta, iremos fazer um artigo totalmente voltado para saber quantas páginas deve ter um currículo e o que pode estar incluindo nele para que não fique com muita informação e pouco objetivo.

Afinal, quantas páginas deve ter um currículo?

Afinal, quantas páginas deve ter um currículo?
Afinal, quantas páginas deve ter um currículo? (Foto: Divulgação)

Na realidade não existe um padrão certo para ser seguido em quantidade de páginas no currículo que é aceitável, cada tamanho de currículo depende muito do perfil de cada pessoa, principalmente se for levado em consideração os anos de experiências profissionais ou o número de empresas que tenha passado. Para que o documento seja bem apresentado é importante que o profissional tenha em mente algumas questões importantes, como:

1- Seja objetivo

Não se preocupe em dizer tudo o que pode sobre sua carreira em seu currículo. Você terá essa oportunidade quando for chamado para uma próxima etapa com a entrevista. O currículo nada mais é que um documento onde você tem a liberdade de se apresentar e garantir que será chamado para uma entrevista sendo o mais objetivo possível.

2 – Saiba ser criterioso

Documentos como esses, geralmente são mais curtos por conta de quanto maior for, mais cansativo ele se torna para o recrutador, isso principalmente para recrutadores que tem centenas de currículos em sua mesa para analisar e com tempo bem apertado para estar realizando essa analise criteriosa, pois não só de currículos vive um recrutador.

3 – Lembre-se, seu currículo é um documento

Um currículo se trata de um documento, e por isso a linguagem necessita ser o mais formal possível. De maneira alguma pode conter linguajar com gírias, erros ortográficos ou com tom de humor. O mais certo a ser feito é que você faça um currículo bem discreto e um pouco chamativo, como exemplo, mencionar o fato do recrutador estar acostumado com um currículo em folha branca A4 e com dizeres em preto, mas o contrário disso, sendo mais chamativo poderia estranhar.

Mas, caso você queira estar demonstrando seus conhecimentos um pouco mais ousados, o momento da entrevista é o lugar correto para isso e não em seu primeiro contato com a empresa.

4 – Coloque o mais importante

Entenda que um currículo não é uma apresentação no PowerPoint, sendo assim, não poderá conter de forma detalhada tudo sobre sua carreira profissional, como projetos, desafios e resultados. Bem pelo contrário, você deve ser rápido e objetivo em seu currículo.

O que devemos incluir em um currículo?

O que devemos incluir em um currículo?
O que devemos incluir em um currículo? (Foto: Divulgação)

Em termos gerais, existe uma estrutura que esse documento segue, alguns alteram e outros preferem manter, que são:

Dados Pessoais

Deverá conter seu nome completo, telefone para contato, e-mail, seu endereço, idade e tudo sobre onde e como o recrutador poderá te encontrar (pode ser redes sociais ou portfólios).

Objetivo Profissional

Esse não é um campo obrigatório, mas é uma coisa interessante se você estiver encaminhando seu currículo para uma empresa grande e que você possa ter interesse em algum cargo/área/departamento/função especifica.

Histórico Acadêmico

Esse é o momento de você falar sobre cursos de graduação, mestrados, doutorado ou qualquer curso que tenha ensino superior. Mas, caso você não tenha tido a oportunidade ainda de fazer uma faculdade, é interessante colocar o grau escolar que tenha concluído e caso tenha cursos profissionalizantes, também pode ser acrescentado.

Experiências profissionais

Coloque o nome do cargo que você ocupou o nome da empresa, o período que esteve trabalhando e sua responsabilidades com esse cargo. Cite apenas 3.

Para concluir, quantas páginas deve ter um bom currículo?

Para concluir, quantas páginas deve ter um bom currículo?
Para concluir, quantas páginas deve ter um bom currículo? (Foto: Divulgação)

Um currículo ideal é com apenas uma página, no máximo duas. Caso tenha mais que essa quantidade, é muito provável que não seja nem lido pelo recrutador e que você tenha perdido muito tempo pra nada. O importante de um currículo é que você mostre suas habilidades e qualidades que tem como profissional de maneira resumida e objetiva deixe a história de sua carreira para o dia da entrevista com o recrutador.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado e que você faça um currículo que seja um sucesso.

Conheça artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)