Quando devo usar um currículo criativo

0
64

Uma grande duvida em muitas pessoas ainda é: Quando devo usar um currículo criativo? Chegar em um modelo de currículo imbatível é ainda algo impossível pois com tantas opções no mercado ainda existe muito desemprego. Um currículo criativo é uma nova maneira de mostrar quem você é, dando um destaque maior em meio a tantos outros currículos. E hoje nesse artigo, iremos te ensinar quais são os momentos de alterar seu documento e fazer com que informações antigas acabe ficando com uma nova aparecia podendo te ajudar ainda mais no processo seletivo de uma empresa.

Em qual momento devo alterar meu currículo?

Em qual momento devo alterar meu currículo?
Em qual momento devo alterar meu currículo? (Foto: Divulgação)

Você deverá levar em consideração alguns pontos para estar alterando seu currículo como por exemplo:

– Área de objetivo ou de experiência: em setores que são ligados a marketing, publicidade, jornalismo, relações publicas entre outras, acabam até preferindo estarem recebendo currículos criativos, com mais informações e com cores chamativas. Então, se no seu caso você já tenha algum tipo de experiência nessas áreas e deseja estar mudando sua maneira de entrar em contato com a empresa essa é sua chance.

– Se a empresa solicita: Esse é um caso o qual você depois de muita pesquisa acabou encontrando uma vaga que realmente te interessa e se encaixa no seu perfil mas, infelizmente, seu currículo mais atualizado não se encaixa com as exigências feita pela empresa. Esse é o momento de estar focando em um novo modelo de documento para atender todos os pedidos solicitados pela empresa que você deseja.

– Caso você queira ser ousado: Existe sempre aquelas pessoas que realmente gostam de ser ousadas em tudo na vida e não seria diferente em seu currículo, que demostra sua personalidade como profissional. Sendo assim, assuma a responsabilidade e arrisque da maneira que achar melhor. Mas antes de entrar de cabeça nessa ideia, coloque na balança se vale ou não a pena para essa oportunidade da empresa.

O que não pode faltar em um currículo criativo?

O que não pode faltar em um currículo criativo?
O que não pode faltar em um currículo criativo? (Foto: Divulgação)

Mesmo usando a criatividade ou escolhendo o modelo mais padronizado, existem ainda muitas duvidas do que não pode faltar em um currículo bem feito, como:

– Resumo com objetivo: Faça uma elaboração de um pequeno texto que mostre quais são suas principais habilidades técnicas baseadas em todas suas experiências que você teve e mencione qual é o foco principal como profissional.

– Seja honesto: Jamais, em nenhuma hipótese minta. Não minta sobre os lugares que você trabalhou ou sobre as experiências que nunca teve. Além disso ser uma coisa errada, seu ato de desonestidade pode acabar trazendo dores de cabeça futuramente com a empresa que possa estar trabalhando. Imagine que te coloquem em um setor onde você precisa realmente saber tudo e você não sabe, porem estava em seu currículo? Isso ficará muito feio para você.

– Projetos: É muito importante que você fale sobre os seus trabalhos de destaque, podendo ser o seu trabalho de cursos. Todas as atividades são resultados de seu esforço por isso é importante preserva-las e contar para os 4 ventos.

– Educação: Fale sobre seus cursos técnicos, especializações, graduação enfim, fale sobre toda a trajetórias de sua carreira estudantil em tópicos, girando sempre em torno da vaga em que você esta se candidatando para que não perca o foco.

Agora, porque um currículo muito criativo poderia me atrapalhar?

Agora, porque um currículo muito criativo poderia me atrapalhar?
Agora, porque um currículo muito criativo poderia me atrapalhar? (Foto: Divulgação)

Nos dias de hoje, muitas empresas desenvolveram maneiras para estarem armazenando os currículos que recebem e assim acabam conseguindo fazer um processo de recrutamento muito mais eficiente. E por ter um grande número de currículos para serem analisados o recrutador precisa achar com muita facilidade as informações que se encaixam na vaga em questão, por esse motivo não adianta nada você fazer um currículo muito bonito e bem criativo sendo que o conteúdo não esta coerente. Então, indicamos que você seja direto, objetivo e conheça muito bem sobre a vaga e a empresa, para que não tenha surpresas desagradáveis no futuro.

Seja criativo conforme a vaga em questão!

Conheça outros artigos com conteúdos semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)