O que não colocar em um currículo

0
104

No artigo de hoje, saiba mais informações sobre ter um currículo bom e o que não colocar em um currículo. Esse documento normalmente, é o primeiro contato entre o candidato e o recrutador e por isso, esse currículo deverá ter todas as informações necessárias sobre você e todas muito bem claras, para que elas possam realmente demonstrar para o recrutador que tipo de profissional você é e se encaixa nos requisitos da vaga ou cargo em questão.

É natural que achem que quanto mais informação em um documento melhor será, porém esquecemos de que o recrutador não tem apenas nossos currículos para analisar e sim, centenas. Então, se possível, faça um belo resumo de toda a carreira profissional de maneira bem organizada e objetiva, pode ser uma boa solução para que ele preste mais atenção em seu documento.

É muito importante que você saiba o que não colocar em um currículo, pois, a partir disso, você não terá problemas de acrescentar informações desnecessárias. E, pensando nisso, acabamos montando um artigo totalmente voltado para que você evite certos assuntos em seu currículo e que possa transmitir para a empresa de maneira segura e de qualidade quem é você como profissional.

O que não colocar em um currículo – Numeração de documentos

O que não devo colocar em um currículo – Numeração de documentos
O que não devo colocar em um currículo – Numeração de documentos (Foto: Divulgação)

Caso você tenha feito algum currículo anteriormente a esse e tenha colocado seus documentos, saiba que provavelmente foi para o lixo. Números de CPF,RG, habilitação não irão te ajudar em nada e sim atrapalhar, pois, além de tomar o tempo do examinador, sempre se recomenda que nunca forneça os números de seus documentos sem que haja a real necessidade. E no caso da habilitação, se a vaga exigir ela você apenas terá que colocar sua categoria e não os dados que nela se encontra.

Devo ou não colocar foto no currículo?

Devo ou não colocar foto no currículo?
Devo ou não colocar foto no currículo? (Foto: Divulgação)

Essa é questão muito discutida, mas o fato é que você apenas colocará a foto se a empresa exigir. Em algumas situações, a foto pode acabar te prejudicando, principalmente se a foto não passar uma imagem muito formal como profissional para a empresa. Então, por via das dúvidas, o melhor a ser feito é que você não coloque foto alguma a menos que seja exigido.

O que não colocar em um currículo : valor do salário pretendido

Nunca coloque o valor do salario que tem preferencia
Nunca coloque o valor do salario que tem preferencia (Foto: Divulgação)

Com o mesmo pensamento sobre se devemos ou não colocar foto em um currículo, com a pretensão salarial você apenas deverá acrescentar se a empresa exigir essa condição para que o candidato envie essa informação, e quando isso acontecer, é bom que você faça uma boa pesquisa sobre a média que a sua profissão está recebendo de salário para que você não faça nenhuma proposta absurda ou estúpida. E lembrando, que se a empresa não fizer essa exigência não é necessário que você faça isso, porque pode acabar te prejudicando.

O título é seu nome!

O título é seu nome!
O título é seu nome! (Foto: Divulgação)

Há alguns anos, era normal pegar alguns modelos de currículos onde o título estava escrito “CURRICULUM VITAE” ou “CURRÍCULO”. Entretanto, com o passar dos anos esse hábito foi abandonado e no lugar dessa descrição o que deve estar escrito é seu nome completo e, em seguida seguir o padrão da formatação do currículo normal.

Devo acrescentar alguma referência profissional ?

Devo acrescentar alguma referencia profissional?
Devo acrescentar alguma referencia profissional? (Foto: Divulgação)

Quando a empresa solicitar essas referência, elas deverão estar anexadas em uma folha a parte. Muitos não entendem o que significa referências e acabam confundindo com experiências, mas as duas palavras são bem diferentes. Em “referências” você deverá informar alguns contatos para que a empresa possa entrar em contato e saber mais sobre você como profissional, já a “experiência” menciona os lugares e cargos que você tenha exercido.

Preciso realmente colocar idade no documento?

Preciso realmente colocar idade no documento?
Preciso realmente colocar idade no documento? (Foto: Divulgação)

Por uma tradição de discriminação, muitos acabam não colocando idade para que esteja conseguindo a vaga. Mas a dica que podemos te passar é que você coloque sim sua idade, sendo muito novo ou muito velho, não importa, pois, sua idade fazer parte de seus dados pessoais é necessário. Porém, tenha em mente que algumas empresas precisam de pessoas com mais experiência profissional ou que necessite de pessoas mais novas para que cresça na empresa.

Nunca assine seu currículo

Nunca assine seu currículo
Nunca assine seu currículo (Foto: Divulgação)

Esse sim é um ítem muito dispensado e que não deve ser feito de maneira alguma. O recrutador buscará outras fontes sobre você para saber se suas informações são ou não verdadeiras, uma delas é a entrevista de emprego.

Esperamos ter te ajudado com essas dicas de o que não colocar em um currículo. Esperamos que você faça bom proveito dessas informações. Conheça artigos semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)