O que fazer em uma entrevista de emprego

0
77

Você sabe o que fazer em uma entrevista de emprego? Se você esta procurando por algum emprego, provavelmente já tenha um bom currículo em mãos e já o distribuiu em diversas empresas, mas o que todos desejam mesmo é que o recrutador veja em seu currículo o perfil que se encaixa na vaga que se candidatou e ainda que te liguem marcando uma entrevista.

E quando tudo da certo e isso acontece, a pergunta que muitos se fazem é “o que fazer em uma entrevista de emprego?” Bom, se você é uma dessas pessoas no artigo de hoje iremos te ensinar algumas técnicas para serem usadas antes e durante a entrevista de trabalho.

Não existe nada de muito complexo em como você deve se comportar diante de uma entrevista de trabalho, você terá que ficar bem atento para que possa passar para o recrutador todas suas melhores qualidades e os motivos pelos quais ele deveria te contratar e tomar cuidado para não cometer alguns erros para evitar essa contratação.

Entre as dicas que iremos te fornecer estão algumas para os casos de entrevista online, e mesmo que isso pareça loucura, cada vez mais tem aumentado o número de entrevista via Skype,  o que não se deve fazer de maneira alguma, é esquecer desse detalhe que está em uma entrevista de emprego normal apesar de não estar com o recrutador do seu lado.

A seguir, separamos algumas dicas de como se comportar diante de uma entrevista de emprego antes ou durante a entrevista.

O que fazer em uma entrevista de emprego

1 – Tenha uma boa noite de sono e se alimente adequadamente

Tenha uma boa noite de sono e se alimente adequadamente
Tenha uma boa noite de sono e se alimente adequadamente (Foto: Divulgação)

Para que você tenha um bom desempenho e apresentar uma boa aparência que te ajude a manter uma boa concentração durante a entrevista, é muito importante que você esteja bem descansado e bem alimentado.

Tenha uma noite agradável de sono na noite anterior a entrevista, se conseguir, evite alguns alimentos que possa vir te causar algum tipo de desconforto.

2 – Seja o mais pontual que conseguir em sua entrevista de emprego

Seja o mais pontual que conseguir
Seja o mais pontual que conseguir (Foto: Divulgação)

Esse pode ser um problema para pessoas totalmente desligadas ou fora do planeta. Mas é um critério muito importante no quesito entrevista de emprego.

Portanto, veja com antecedência o local e horário que foi marcada sua entrevista, faça uma programação para que você de maneira alguma se atrase.

Caso a entrevista seja por ordem de chegada, sempre tente ser o primeiro, pois é muito mais agradável para o recrutador estar conversando com você primeiro, com a cabeça fria consegue estar prestando mais atenção em suas qualidades do que em seu defeitos ou que a conversa se torne chata, tudo o que ambos querem é que acabe logo.

3 – Sua roupa poderá falar mais do que você na hora de fazer uma entrevista de emprego

Sua roupa poderá falar mais do que você
Sua roupa poderá falar mais do que você (Foto: Divulgação)

Em uma entrevista de emprego você devera evitar certos tipos de roupas como as muito informais ou extremamente extravagantes.

Procure sempre estar usando roupas que acabe demostrando um pouco mais de formalidade, isso não se trata de ser uma roupa cara e sim uma vestimenta que além de comportada para o ambiente seja também confortável.

Em caso de dúvida você pode apelar em saber como os funcionários da empresa se vestem e seguir mais ou menos o mesmo padrão para que não tenha muitas duvidas.

4 – Seja comportado desde ao momento que entrar na empresa

Seja comportado desde ao momento que entrar na empresa
Seja comportado desde ao momento que entrar na empresa (Foto: Divulgação)

No momento de sua entrada você já estará sendo observado por todas as pessoas que interagirem com você. Por esse motivo, seja o mais educado que puder, comprimente as pessoas, sente-se confortavelmente pois você é humano e não um robô e aguarde sua vez.

5 – Ao se comunicar, seja o mais formal possível

O que fazer em uma entrevista de emprego
Ao se comunicar, seja o mais formal possível (Foto: Divulgação)

Em muitos casos, os recrutadores tem consciência de que o entrevistado estará muito nervoso e por mais que seja um excelente profissional acaba deixando o nervosismo falar mais alto, assim, não consegue demostrar tudo o que sabe fazer. Por isso, acaba se tornando mais descontraído no momento da entrevista.

Mas não se engane, sorrindo ou não seu papel é ser o mais profissional que puder, sendo assim mantenha um dialogo formal e profissional entre você e o recrutador.

6 – Domine o que você escreveu em seu currículo

O que fazer em uma entrevista de emprego
Domine o que você escreveu em seu currículo (Foto: Divulgação)

Em muitos casos, pessoas não lembram o que escreveram em seus currículos. Por isso acabam se confundindo em questões simples como as experiências trabalhistas, então, por medidas preventivas você deverá estudar novamente seu currículo, detalhe por detalhe para que ele fique bem claro em sua mente.

Assim, caso surja alguma pergunta durante a entrevista você consiga estar se saindo bem.

Esperamos ter te ajudado e caso tenha mais duvidas, conheça artigos com conteúdos semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)