O que devo colocar em um currículo freelance

0
65

Muitos já sabem o que deve ter escrito em seus currículos para trabalhos comuns, e para quem é profissional independente? O que devo colocar em um currículo freelance? Quando você está a procura de algum trabalho que tenha carteira assinada, montar um currículo é mais simples, pois, você irá colocar todos seus dados pessoais, as experiências de trabalhos anteriores, os cursos que realizou e um breve resumo de suas habilidades.

Entretanto, quando o assunto é montar um currículo para freelance existem muitas dúvidas de qual deve ser a estrutura e de qual conteúdo o recrutador estará cobrando nesse caso.

Então de que maneira fazer isso? É exatamente isso que iremos mencionar nesse artigo e quais deverão ser a maneira que você apresente esse documento para o cliente fazendo com que sua apresentação  de maneira incrível.

Aliás o que devo colocar em um currículo freelance?

O que devo colocar em um currículo freelance
Alias o que devo colocar em um currículo freelance? (Foto: Divulgação)

Na maioria dos casos, muitas pessoas já tiveram alguma experiência com a carteira assinada e preferiram estar trabalhando na modalidade de freelance por diversos motivos, como um deles a flexibilidade de horários, a possibilidade de estar trabalhando de maneira autônoma e por consequência aumentar sua renda mensal.

Isso tudo parece muito bom e fácil de estar falando, porém tudo isso acaba se tornando um bicho de sete cabeças quando um de seus clientes acaba solicitando um currículo. Nesse momento, você pode até encaminhar um currículo com o modelo tradicional, entretanto, esse acaba não sendo seu melhor cartão de visitas para ser apresentado.

Provavelmente a apresentação das habilidades e responsabilidades de um freelance deverá ter um currículo um pouco diferente, porem, não estaremos deixando de lado os dados comuns de um currículo.

Mas você tem toda liberdade para estar enfatizando ainda mais alguns de seus projetos elaborados e executados e seus resultados alcançados pelo seu trabalho.

Informações básicas em um currículo freelance

Modelo de currriculo
Informações básicas em um currículo freelance (Foto: Divulgação)

Assim, como os demais, aqui você também deverá falar sobre seus dados pessoal sendo seu nome, e-mail e seu numero de telefone (principalmente o número de seu whatsapp).

Também poderá estar acrescentando seu endereço de Hangouts, Skype e quaisquer outras formas de comunicação. O intuito é que o cliente possa te achar de alguma maneira caso goste de seu trabalho e de seu currículo.

Outro ponto bem usado pelos freelancers é utilizar links de redes sociais de teor profissional, como LinkedIn.

Quais são as competências técnicas de um freelance

Quais são as competências técnicas de um freelance
Quais são as competências técnicas de um freelance (Foto: Divulgação)

Aqui você colocará informações sobre cursos que você já realizou, capacitações profissionais e experiências vividas em sua carreira continuam sim sendo validas  e você também pode indicar quais são seus diferencias como profissional:

– Já atendi cliente A, B e C (isso caso você tenha possibilidade de estar mencionando sobre os cliente e não possua nenhum contrato que possa restringir essas possibilidades em contrato.

– Trabalho a tantos anos com produção de conteúdo de web

– Tenho especialidade no tema x e assim por diante.

Uma maneira de complementar ainda mais seus argumentos, essas perguntas podem te ajudar e muito para conseguir conquistar mais esse cliente.

Como montar um currículo para freelance?

Aprendendo montar um curriculo
Como montar um currículo para freelance? (Foto: Divulgação)

Bom, após toda essa explicação do que não poderia faltar em um currículo freelance, bem como qual maneira devo estar colocando as informações, veja a seguir o que é digno de nota:

-Informações básicas do candidato

-Competências técnicas

-Competências comportamentais

-Certificações

-Idiomas

Como havíamos explicado anteriormente, em cada um desses tópicos você irá ser o mais breve possível, da mesma forma ir diretamente ao ponto não usando muito de rodeios, e, fazer com que o cliente entenda sua real intenção perante o trabalho.

Como deve ser o formato ? O que devo colocar em um currículo freelance ?

O que devo colocar em um currículo freelance
Como deve ser o formato desse currículo? (Foto: Divulgação)

Finalmente um dos erros mais comuns em currículo é a utilização de cores e muitas imagens. Esses elementos são erros, pois, certamente o objetivo maior de um currículo é que ele prenda a atenção de seu cliente pelo que esta escrito e não o que esta deixando bonito. Então, fique atento nesses pontos.

Conheça artigos semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)