O que colocar no perfil profissional do currículo

0
98

Você sabe o que colocar no perfil profissional do currículo? O currículo nada mais é que o primeiro contato que a empresa tem com o candidato e, dependendo das informações que ali estiver,  é onde o recrutador terá as primeiras impressões de como o candidato é como profissional. O perfil profissional nada mais é que o resumo de todas suas qualificações, habilidades, experiências de trabalho e competências.

Com a ilusão de que podemos elaborar com muita facilidade um resumo de apresentação pessoal, por conta de conhecer muito bem nós mesmos, pode acabar fazendo com que caia em clichês e acabe passando uma imagem ruim, de pouca criatividade e desinteresse de estar inovando seu modelo de currículo.  Então, no artigo de hoje, iremos mencionar mais informações sobre esse tema que muitos têm dúvidas.

O que colocar no perfil profissional do currículo?

O que colocar no perfil profissional do currículo
O que colocar no perfil profissional do currículo

Antes de mais nada, é importante que você entenda que o recrutador leva em média um minuto para fazer uma análise de um currículo, ou seja, você terá que moldar todo seu histórico trabalhista em pontos curtos e objetivos, sem contar que precisa ser todo moldado conforme a vaga que esta se propondo a candidatar. Portanto, faça um currículo diferente para cada empresa, não um geral para sair distribuindo igual doido.

De acordo com isso, aqui é o momento em que você realmente pode estar destacando quais são suas melhores habilidades, conhecimentos e competências.

Dicas para colocar no perfil profissional

  • Grau de conhecimento

A princípio vc pode especificar aqui o que você tem de melhor para oferecer a empresa, como, por exemplo, “Pós-Graduação em gestão de empresas”.

  • O que você sabe e se destaca fazendo

Aqui você terá que falar sobre suas qualidades em atividades específicas.

  • Conquistas anteriores

Destaque os benefícios que você tenha adquirido em todas as empresas que trabalhou. Como por exemplo, aumento de faturamento da empresa só foi possível por conta de alguma ideia que tenha fornecido.

Procure falar as mais importantes assim como, as que você costuma ser reconhecido como profissional.

  • Disponibilidade de horários

Essas informações só serão necessárias se a empresa solicitar por conta da vagas, principalmente como vagas que envolvam viagens com visitas a clientes em outras cidades ou ainda, posições internacionais. Por isso a necessidade de ter uma agenda disponível para encaixar nesses requisitos sem prejudicar a empresa e o empregado.

  • Não fale com o vocabulário de sua área de trabalho

Por fim, é importante que você se mantenha focado e ainda que você utilize as palavras-chaves conforme a vaga que você está se candidatando, afim de que o currículo no geral esteja vinculado a todas as informações em apenas uma vaga. Sem contar que isso facilita muito o controle do recrutador, ajudando na analise de seu perfil como profissional.

O que não devo colocar no perfil profissional?

O que não devo colocar no perfil profissional?
O que não devo colocar no perfil profissional? (Foto: Divulgação)

Não desprezando o que você deve saber que pode ser colocado no perfil profissional é saber também o que você não deve de maneira nenhuma estar acrescentando nele. Portanto, conheça os seguintes itens que deverão ser evitados:

1 – Não minta de maneira nenhuma

Primeiramente, quando você mente em suas informações no currículo é muito simples que sua mentira seja descobertas podendo te prejudicar muito, tanto perdendo a chance de conseguir o emprego que deseja como acabar prejudicando sua imagem como profissional.

2 – Mantenha o foco

Mantenha seu foco na vaga ou função que deseja, jamais diga “estou disponível conforme a necessidade da empresa”. Como primeira impressão de pessoas leigas pode parecer uma boa opção já que você esta disponível para qualquer trabalho, então, nos olhos do recrutador você passa por desesperado e não sabe ao certo qual é sua profissão, isso pode te prejudicar.

3 – Clichês

Quando for solicitar suas qualidades evite usa frases como “sou um profissional responsável e proativo”, “facilidade de relacionamento com equipe”. Isso é mais comum do que imagina! Essas e outras frases, podendo causar a impressão de que você não é tão criativo e não se importou em estudar mais sobre si mesmo e colocar algo com mais conteúdo fazendo com que você não seja qualificado para o cargo.

Esperamos que esse artigo de “O que colocar no perfil profissional do currículo” possa ter ajudado a tirar suas dúvidas e que facilite sua vida no momento da criação do currículo.

Conheça mais artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)