O que colocar em habilidades no currículo

0
90

No momento em que o país esta vivendo com o grande aumento de desemprego, você precisa aprender o que colocar em habilidades no currículo para que tente se destacar, pois as empresas estão bem mais exigentes na seleção de bons profissionais e esse requisito pode vir a te ajudar e muito.

O que colocar em habilidades no currículo

Primeiro de tudo, vale saber que essa sessão exige uma atenção especial por parte do candidato para as vagas de emprego, e o maior objetivo desse artigo é que você aprenda o que colocar em habilidades no currículo e ainda se destacar diante de outros candidatos a mesma vaga de trabalho.

Em resumo, essas habilidades em questão, nada mais são que suas qualidades e características, portanto, o que faz de você um profissional que consegue executar tarefas de maneira eficaz. Essas habilidades podem ser tanto especificas quanto genéricas.

O que é habilidade genérica ?

O que é habilidade genérica?
O que é habilidade genérica? (Foto: Divulgação)

As habilidades genéricas são habilidades mais comuns, não são muito focadas em um tipo de profissional mas sim mais no geral, como por exemplo:

Flexibilidade:

É uma habilidade de se adaptar mais fácil a mudanças e esta sempre aberto para o bom feedback e qualquer ideias diferentes.

Comunicação:

Mostra que você tem boa desenvoltura para se comunicar, tem coerência no que fala e no que faz, é objetivo e tem a capacidade de transmitir ideias com facilidade, tem um bom domínio do português e sabe escutar quando necessário.

Proatividade:

Se os funcionários não são proativos isso pode prejudicar e muito no crescimento da empresa, e se isso acontecer em um longo tempo, pode fazer com que a empresa vá direto para o buraco, porque os funcionários que são proativos normalmente acabam suprindo as necessidades de outros que não são, e isso pode acabar ajudando a empresa a continuar se mantendo por algum tempo sem muitas dores de cabeça.

O que é habilidade específica ?

O que é habilidade especifica?
O que é habilidade especifica? (Foto: Divulgação)

São habilidades onde a procura é mais exigida em determinadas profissões, como por exemplo:

Negociação:

É a capacidade de persuasão, mantém o foco em resultados, sempre terá respeito pelas pessoas e terá uma boa administração de seus conflitos. Muito importante em cargos como a gerencia ou administração.

Liderança:

Essa certamente é uma das capacidades mais bonitas que tem, pois, com ela você pode acabar se envolvendo e motivando as pessoas que estão em sua volta, com carisma, toma as decisões quando ninguém quer, consegue encontrar e ajudar a desenvolver potenciais membros da equipe. Seu chefe provavelmente tem essas habilidades.

Ética:

Nessa habilidade nada mais é importante do que a confiança e transparência do profissional. Provavelmente muito comum entre advogados e contadores.

Energia:

São pessoas que realmente vestem a camisa da empresa, são bem humorados, entusiastas e que sempre tomam a iniciativa de algo, tem aquele brilho nos olhos diferenciado. Muito comum em vendedores, que precisam estar falando diretamente com o público e precisa que tudo o que eles sabem como profissional possa ser passado para seu cliente apenas no que for falado e demonstrado. Portanto, valorize esse cargo que exige muita energia vinda do vendedor.

Equilíbrio emocional:

Essa é uma habilidade muito rara porém, muito necessária, principalmente para quem deseja trabalhar em empresas grandes, com grande número de funcionários e gerentes. Com essa habilidade você consegue facilmente trabalha sob pressão, não se abala com facilidade com qualquer frustração durante o trabalho e, ainda é muito maduro para resolver problemas ou questões da empresa.

Criatividade:

Pessoas criativas são muito boas para a empresa, principalmente se trabalhar na parte de marketing e publicidade. Essas pessoas resolvem problemas com facilidade e de maneiras surpreendentes, tem uma intuição parecida com a de mãe e se inova cada dia mais.

Concluindo, essas são algumas habilidades que o pessoal costuma estar colocando em seus currículos, por isso, é bom você estudar mais sobre a empresa que deseja estar trabalhando e sua profissão, pois essas habilidades não se diz respeito a ninguém a não ser você mesmo que irá se candidatar.

Portanto, pare e pense em tudo sobre você e quais são seus pontos mais fortes, os que valem a pena estar em um documento tão importante como é seu currículo. Esperamos ter te ajudado em aprender o que colocar em habilidade em um currículo.

Conheça artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)