Dicas de como fazer um bom currículo

0
77

Com um currículo bem estruturado você tem a possibilidade de abrir grandes portas no mercado de trabalho, e hoje iremos falar dicas de como fazer um bom currículo e qual deve ser a estrutura correta para estar montando o seu. Você precisa dedicar seu tempo para estar montando uma versão mais atualizada e bem estruturada de seu currículo, para que você consiga estar mostrando suas melhores qualidades e qualificações profissionais de sua carreira. Aproveite esse momento para fazer um balanço geral de como esta sendo sua vida profissional e o que deve ser levando em consideração em seu novo currículo.

O que é um currículo ?

O que é um currículo?
O que é um currículo? (Foto: Divulgação)

Um currículo nada mais é que um documento que faz um resumo de todas as experiências profissionais que uma pessoa possui, levando em consideração a educação, habilidades e conhecimentos do individuo. Falando assim pode parecer ser muito simples estar montando um currículo, mas a realidade é que existem muitas pessoas que tem certas dificuldades nesses assuntos e acabam fazendo tudo o que não podiam. Por esse motivo, nesse artigo, iremos te explicar e dar dicas de como fazer um bom currículo e o que pode e não pode ter no mesmo.

O que deve ter em um bom currículo ? Quais as dicas de como fazer um bom currículo ?

O que deve ter em um bom currículo?
O que deve ter em um bom currículo? (Foto: Divulgação)

1 – Informação de contato pessoal

O primeiro contato de seu currículo com o recrutador devera deixar bem claro quem é você, sendo assim, suas informações pessoais deverão aparecer logo no inicio de seu documento facilitando para o recrutador conhecer um pouco mais sobre você. Nesse momento, as informações que deverão estar inclusas em seu currículo, são:

  • Nome Completo
  • Número para contato
  • Endereço
  • E-mail profissional

2 – Faça uma introdução

Logo após o recrutador passar os olhos em suas informações ele comprovadamente irá se deparar com a sua introdução, sendo assim, você deverá incluir apenas informações que te diferenciará dos restantes candidatos, como:

  • Responsabilidades
  • Competências técnicas e pessoais
  • Prêmios

3 – Fale sobre suas informações acadêmicas

Fale sobre suas informações acadêmicas
Fale sobre suas informações acadêmicas (Foto: Divulgação)

Aqui é o momento de você fazer anos trancado em escolas ou universidades valerem a pena. Você ira responder esse requisito com a sua formação atual. Se você apenas concluiu o ensino médio deverá colocar isso, se faz mais de uma faculdade, coloque as duas mas em ordem a mais recente até a mais antiga. Outra dica de como fazer um bom curriculo e considerar importante é que você deverá colocar o nome da instituição onde prestou o curso, onde fica, qual curso que foi prestado e data inicial e de conclusão do mesmo.

4 – Fale sobre a tão temida experiências profissionais

Tendo como base a seção anterior, em caso de uma carreira profissional um pouco extensa você deverá acrescentar suas experiências a partir da mais recente até a mais antiga, estando entre os períodos de 10 a 15 anos de mercado de trabalho.

Nesse momento, você colocará o cargo que exercia, o nome da empresa que trabalhava, o período que esteve trabalhando nessa empresa e pode também, acrescentar uma lista de responsabilidades e/ou conquistas que ganhou em cada desses cargos que você mencionou. E não tenha medo caso você não tenha muitas experiências, pois o que irá mais te favorecer nesse momento serão as suas conquistas e aprendizagem em cada cargo.

5 – Momentos de falar sobre suas competências importantes

Essa normalmente é a seção menor de seu currículo, porém não descarta sua importância. Caso você seja um profissional que trabalhe com software, programas específicos, esse requisito terá o nome de competências técnicas ou especificas e aqui, você falará sobre seu trabalho e sobre programas que domina.

Caso ache necessário, você também pode colocar em destaque algumas habilidades técnicas em seu documento que tiverem pontos positivos em relação a vaga em que você esta se candidatando.

É preciso fazer um currículo com foto? Isso é considerado uma dica de como fazer um bom currículo ?

É preciso fazer um currículo com foto?
É preciso fazer um currículo com foto? (Foto: Divulgação)

A inclusão de fotos em currículos vem sendo uma pergunta um pouco menos frequente, porém, ainda existem muitas pessoas que tem suas duvidas em relação a isso e acabam não sabendo o que fazer. A dica que podemos te passar é que está cada vez sendo mais solicitando currículos com fotos para saber se determinadas vagas se encaixam em seu perfil, porém só será preciso montar um com foto caso a empresa solicite. Se não for solicitado, o melhor a se fazer é que seja um currículo simples e objetivo.

Existe alguma maneira de fazer minhas habilidades serem mais visíveis ?

Existe alguma maneira de fazer minhas habilidades serem mais visíveis?
Existe alguma maneira de fazer minhas habilidades serem mais visíveis? (Foto: Divulgação)

Quando o assunto for suas habilidades, eis uma das boas dicas de como fazer um bom currículo. Você provavelmente achara difícil, pois pode acabar dando a impressão que é falsa por parecer muito elaborado ou muito simples. Então faça com que o recrutador perceba todas suas qualidades da melhor maneira possível sem parecer que está forçando a barra.

Conheça artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)