Curriculum Vitae – Saiba tudo sobre ele

0
116

Hoje em dia, com todas as tecnologias, onde existem diversas formas de criar o seu próprio Curriculum Vitae, ou mais conhecido como Currículo, começando desde o início, ou até mesmo pegando um pronto para que você precise somente editá-lo colocando todos os seus detalhes.

E com esse avanço, é importante que você fique ainda mais por dentro dos assuntos que sempre estão chegando. Novidades como, dicas de como fazer o seu currículo, dicas de como melhorá-lo, ou até mesmo, dicas de como organizá-lo.

Não só hoje mais como sempre, é importante que você saiba que um currículo pode ser feito de diversas formas, não existe a receita ideal para a criação do seu. Você deve saber que existem apenas algumas regras que você pode implementar para que ele fique um pouco mais atraente aos olhos da empresa ou do empregador.

Mais antes de começarmos a nos aprofundar ainda mais sobre este assunto, é importante que você saiba um pouco de como ele foi criado, qual seria a idéia durante todo o seu começo. Então prepare-se! e conheça agora tudo sobre o mais conhecido Curriculum Vitae.

A história do Curriculum Vitae

A historia do Curriculum Vitae
A historia do Curriculum Vitae (Foto: Divulgação)

O famoso Curriculum Vitae, que vem do latim onde pode ser expressado como “Trajetória de vida”, conhecido como apenas currículo ou CV, pode ser citado como um documento do tipo histórico, onde relata toda a sua trajetória educacional, alem de também, todas as suas experiências profissionais.

O Curriculum Vitae irá lhe dar uma síntese de toda a sua trajetória dentre aptidões e qualificações que servirão para a busca de uma vaga de emprego.

Um dado interessante, é que a cerca de 20 anos atrás, o currículo, era bem diferente do que temos hoje. Ele geralmente poderia ser composto por mais de 4 folhas, trazendo informações desde a sua formação escolar a partir do primário, até mesmo números dos documentos que eram citados. Continham também, explicações muito bem detalhadas sobre cada cargo que foi exercido durante a vida, motivos de saída, e até mesmo assinaturas dos profissionais citados.

Como é constituído um Curriculum Vitae

Como e constituído um Curriculum Vitae
Como e constituído um Curriculum Vitae (Foto: Divulgação)

Aqui no Brasil, o currículo, geralmente é composto por no máximo 2 folhas, onde é especificado alguns detalhes que lhe ajudarão para o cargo desejado. Mas no mundo, existem muitos outros tipos de currículos que podem variar, especificando todo o tipo de detalhe que ajudará na contratação do profissional para a empresa.

O nosso famoso currículo hoje em dia aqui no Brasil, é constituído por no máximo duas folhas. Onde colocamos detalhes como:

  • Dados pessoais: Nome, idade, estado civil, endereço, meios para contato, foto, meios de contato com terceiros.
  • Objetivos: Aqui é colocado o objetivo que pretende no cargo para a empresa pretendida.
  • Escolaridade: Aqui você ira colocar sua trajetória escolar e educacional, como por exemplo sua formação académica.
  • Qualificações: Neste espaço você irá colocar todas as suas qualificações profissionais, alem de suas qualidades que podem ser de grande ajuda para a empresa.
  • Cursos: Nesta parte você colocará os seus cursos de aperfeiçoamento, que lhe deram uma experiência maior e ajudaram para o seu cargo dentro da empresa.
  • Idiomas: Você deve colocar os idiomas em que você tem o domínio.
  • Experiência Profissional: Aqui você coloca geralmente os seus 3 últimos empregos.
  • Referências profissionais: É interessante colocar aqui nesta parte, alguma empresa onde você ainda tem contato e possa por o nome do seu ex-chefe, ou diretor, e telefone para contato.

Esta regra é usada nos currículos mais comuns aqui no Brasil, onde a pessoa está em busca de um emprego. Então, geralmente esta regra é usada em quase todos os currículos.
Lembrando que essas ordens podem ser mudadas de acordo com o meio ou empresa em que está interessado.

Então fique conosco, acompanhe todos os nossos artigos, sempre cheios de dicas e novidades, iremos criar uma artigo, colocando todos os detalhes e alguns currículos prontos, onde você pode usa-lo, e muito mais.

Como posso ter acesso a currículos prontos?

Como posso ter acesso a currículos prontos
Como posso ter acesso a currículos prontos (Foto: Divulgação)

Hoje em dia existem sites onde você pode ter acesso a uma infinidade de Currículos, onde ficamos, as vezes, até perdidos com tantas opções. Isso pode não ser tão interessante se você procura um por um currículo que seja atrativo para uma empresa em questão.

Um dos exemplos que podemos mostrar, é o site Canva, onde você irá encontrar uma infinidade de currículos prontos para você! Lembrando que você deve ficar atento e saber escolher o mais atrativo para seu cargo.

Então, diante disso, você deve sempre ficar atento á tudo isso, inclusive em saber escolher um currículo que possa se tornar destaque e atraia a atenção do contratante. De acordo com as pesquisas, todas as empresas recebem diversos currículos durante a semana, e com base em pesquisas, foi descoberto que elas levam de 1 a 3 segundos para olhar o seu currículo e descobrir se ele é realmente atrativo.

Então você deve se esforçar e saber em qual requisito, vai realmente chamar a atenção da empresa! Então reforçando… Fique atento ao nosso site, logo postaremos um artigo ainda mais detalhado sobre este assunto, e sobre como você poderá criar o seu próprio Curriculum Vitae, deixando ele totalmente atrativo para o cargo que deseja!

Veja Também:

Currículo Paulista 2020 – Rede Municipal, Estadual e Privada de Ensino