Como montar currículo CNPq

0
90

Como montar currículo CNPq? Essa é uma das maiores duvidas de pessoas que buscam um sucesso na vida acadêmica e profissional, pois o cadastro nessa plataforma é de extrema importância para estar fazendo pós –graduação ou acabar conseguindo um excelente emprego na área de formação.

Montar um currículo Lattes é de grande ajuda para alavancar sua carreira como profissional, mas infelizmente nem todo mundo sabe com devem ser preenchidas as informações que são solicitadas pela plataforma. Normalmente, é recomendado que você tenha em mãos seus documentos para que conforme for seguindo nosso passo a passo já possa estar montando seu documento CNPq.

Vamos do inicio – O que essa plataforma faz?

Vamos do inicio – O que essa plataforma faz?
Vamos do inicio – O que essa plataforma faz? (Foto: Divulgação)

Lattes foi criada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento  Cientifico e tecnológico), como uma maneira de estar integrando a todos os dados de profissionais em diversas áreas de formação e de conhecimento. Esse sistema é muito conhecido e procurado por acabar distribuído bolsas de estudo e assim acabam incentivando ainda mais as pesquisas.

Como montar currículo CNPq – Passo a Passo

Como montar currículo CNPq – Passo a Passo
Como montar currículo CNPq – Passo a Passo (Foto: Divulgação)

Passo 1 – Primeiramente, você terá que acessar o site da Lattes, e no lado direito da tela, você ira encontrar um item “Cadastrar novo Currículo”.

Passo 2 – Na pagina seguinte, você dará inicio ao cadastro Lattes, onde terá que informar nacionalidade e seu e-mail. Para tornar seguro seus dados, recomendamos que crie um senha que só você tenha acesso, adicione uma foto sua o mais formal possível e clique no botão “próximo”.

Passo 3 – Esse é o momento de fornecer ao sistema todos seus dados pessoais, como seu nome completo, data de nascimento, os números de seus documentos, nome de seus pais, entre outras informações. É bom estar lembrando, que essa plataforma realmente é muito segura, então não se preocupe em estar colocando seus dados e documentos pessoais, pois seu perfil será visto apenas por quem possuir a senha que foi feito anteriormente.  Feito isso, clique em “Próximo”.

Passo 4 – Você estará na aba de endereço e contato, onde terá que escolher entre residencial ou profissional. Se no caso você escolha a segunda opção, clique na lupa e faça uma pesquisa pelo nome da instituição.

Passo 5 – Nesse quinto passo, é o momento de falar um pouco mais sobre sua formação acadêmica, nesse sistema é solicitado o nome do seu curso, o nome e local da instituição em que prestou o curso e o ano de inicio e de conclusão do mesmo.

Passo 6 – Aqui estará na aba atuação profissional, onde você ira falar sobre todas suas experiências no mercado de trabalho, sendo assim, seus empregos anteriores.

Passo 7 – Agora você esta no momento de falar sobre a sua área de atuação. Você terá que iniciar escolhendo uma área de atuação. Já no campo idiomas, você irá colocar as línguas que você domina fluentemente.

Passo 8 – A próxima tela que vira, irá mostrar todos os seus dados que foram cadastrados, para que você, com mais calma, possa estar fazendo a revisão e edição necessária. Por fim, envie seu currículo clicando no botão “enviar ao CNPq” e estará disponível na plataforma em menos de 48 horas.

Vale lembrar que é importante você estar frequentemente atualizando seus dados, pois em casos de palestras ou algo do gênero que acha interessante estar adicionando, só será possível caso você atualize e acrescente essas informações.

Nunca pule etapas, faça cada coisa em seu devido lugar

Nunca pule etapas, faça cada coisa em seu devido lugar
Nunca pule etapas, faça cada coisa em seu devido lugar (Foto: Divulgação)

Você que irá precisar estar lidando com informações complementares dentro do seu currículo, merece sim a atenção redobrada para que não acabe cometendo erros em adicionar opções que podem ser inseridas sem perceber nessas áreas, incluído extensões, alguns cursos de curta duração.

É possível salvar o currículo Lattes em PDF?

É possível salvar o currículo Lattes em PDF?
É possível salvar o currículo Lattes em PDF? (Foto: Divulgação)

Você entrando na tela principal, basta clicar em “Buscando Currículo”. Você ira informar seu nome no cambo de busca. Ao encontrar seu perfil, você ira abrir seu currículo e com ele aberto ira clicar em imprimir, assim que for aberta a pagina para a impressão basta escolher a opção se salvar como PDF.

Conheça artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)