Como mandar um currículo em PDF

0
149

No artigo de hoje, iremos te ensinar como fazer um currículo e como mandar um currículo em PDF antes mesmo de encaminhar ao recrutador. Umas das maneiras mais eficaz e mais comum de se conseguir ser convocado para um entrevista de emprego é contar com um bom currículo.

Quando o assunto é currículo, o candidato deve monta-lo conforme a vaga que em questão. É de muita importância que esse documento esteja todos os dados  pessoais do candidato, um objetivo como profissional de maneira direta, um resumo de suas qualificações, alguns detalhes sobre a formação acadêmica, trabalhos anteriores e os idiomas que domina. Existem certos itens que não precisa estar no currículo, como fotos, numeração de documentos e pretensão salarial, são assuntos que podem ser tratados no ato da entrevista de emprego.

Após montar seu currículo, você precisa salvar para poder estra encaminhado por e-mail para a empresa que deseja de maneira segura, ou que possa futuramente estar fazendo algumas impressões do documento. A melhor maneira de se salvar um documento com um conteúdo desses, que não corre risco de sofrer nenhuma alteração, é salvar em formato PDF. Esse formado é muito conhecido, mas poucos sabem como exportar em PDF e por isso iremos ensinar a como mandar um currículo em pdf.

Por qual motivo o currículo deve ser enviado em pdf?

Como mandar um currículo em pdf
Por qual motivo o currículo deve ser enviado em pdf? (Foto: Divulgação)

A sigla PDF nada mais é que Portable Document Format e se trata de um formato com muitas vantagens, tendo como principal beneficio é o fato de que ninguém consegue alterar as suas informações preenchidas ou editar a diagramação.

Infelizmente, mesmo o Word sendo um excelente editor de texto, ele deixa a desejar por mesmo depois de salvo mantem o arquivo aberto, sendo possível que qualquer pessoas que tiver acesso a esse documento possa estar alterando o conteúdo, sem contar que quando precisar da impressão  corre o risco de sair com erros ou alguns problemas de diagramação. Já no formato PDF é um documento fechado, muito mais fácil de ser enviado por e-mail e que aceita nenhum tipo de mudanças no conteúdo.

Iremos te explicar a como exportar seu currículo em PDF.

1° – WORD

WORD
WORD (Foto: Divulgação)

O Word nada mais é que o editor de texto padrão do Pacote Office. Nesse programa você tem a possibilidade de montar seu currículo e depois converter no formato em PDF, não necessariamente necessita do acesso a internet.

Quando o currículo já estiver pronto, basta clicar no símbolo do disquete de lápis que fica no menu principal que significa “ Salvar como”. Logo em seguida, escolha o formato do arquivo para PDF e clique no botão salvar. Também preste atenção e escolha um local onde esse arquivo irá ser armazenado no computador.

2° – Google Docs

Como mandar um currículo em pdf
Google Docs (Foto: Divulgação)

Caso você queira estar exportando em pdf um currículo online, a nossa dica é que você substitua o bom e velho word pelo Docs, que nada mais é que mais uma ferramenta do Google que pode te ajudar.  Esse editor é bem completo e existe varias ferramentas que ajudar a fazer um currículo perfeito. Logo depois que terminar de montar seu documento, clique no botão “Arquivo” e escolha a opção “ Fazer Download”. E em sequencia, selecione o formato “Documento PDF (.pdf)” e pronto.

3° – PAGES

PAGES
PAGES (Foto: Divulgação)

O Pages é um dos recursos da Apple, que são disponíveis para produtos exclusivos da Apple, como iPhones, iPad e Macbooks. Tendo esse programa, você pode cria um documento do zero ou acabar encontrando algum modelo de currículo pronto e apenas editar com suas informações. Essa ferramenta, o muito pensam que não, mas é toda em português, sendo assim, não precisa traduzir as palavras.

Assim que abrir o Pages, clique no item “Currículos” e escolha o template que mais se encaixa com suas necessidades e edite com suas informações. E para salvar em PDF, basta clicar em “Arquivo” > “Exportar para” > “PDF”. Escolha qual é o tipo da qualidade de sua imagem, escolha um titulo e local de salvamento do arquivo e clique em “Exportar”.

4° – Linkedln

Como mandar um currículo em pdf
Linkedln (Foto: Divulgação)

O Linkedln nada mais é que a rede social mais conhecida e utilizada por profissionais em todo o mundo. A maioria dos recrutadores tem a plataforma como uma maneira de conhecer um pouco mais sobre a trajetória profissional do candidato. A melhor noticia é que você consegue fazer um currículo bem completo com todas suas informações.

Para montar seu currículo nessa plataforma você dever clicar em “Visualizar perfil” e consequentemente escolher a opção “Mais…”, que parece logo ao lado do ícone do lápis, escolha a opção salvar em pfd e pronto.

5° – Canvas

canvas
canvas (Foto: Divulgação)

Esse software online de edição muito conhecido, que normalmente é usado exclusivamente para montagens de currículo. Para conseguir utilizar essa plataforma, basta escolher no designer currículo e escolher uma das opções de documentos prontos.

Feito a escolha, edite com seus dados pessoais e no menu principal, clique no ícone de download e escolha o formato PDF. E você terá duas opções: Padrão (com tamanho pequeno e mais leve) e o para impressão ( com alta qualidade e ideal para imprimir.)

O Canvas, em nossa opinião é um excelente software para edição de currículos.

Esperamos ter ajudar a esclarecer suas duvidas a respeito de como mandar um currículo em pdf e quais as maneiras de salvar nesse formato totalmente seguro e que pode ser enviado em quaisquer circunstancia.

Conheça artigos com conteúdo semelhante:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)