Como fazer um currículo no Word

0
71

Você sabe como fazer um currículo no Word? É isso que iremos te explicar nesse artigo. O Word nada mais é que um dos programas mais utilizados em vários momentos de nossas vidas, como no trabalho, em trabalhos de escola, na faculdade e em muitos outros lugares que ele esta presente e precisa sim do respeito. O mais interessando sobre esse programa é que ele mesmo sendo mundialmente conhecido, muitos não sabem todas as funções e maravilhas que podem conseguir escrevendo um texto no Word e que são ignoradas ou realmente esquecidas pelas pessoas. Uma das utilizações desse programa é a montagem de currículos.

Crie formas para montar seu currículo

Como fazer um currículo no Word
Crie formas para montar seu currículo (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é você abrir o arquivo em branco e ir até o menu, selecionar inserir > formas e escolha o retângulo. Feito isso, faça um retângulo de 19 cm de comprimento por 5 cm de largura aproximadamente.

Quando esse retângulo estiver selecionado, você poderá observar que existe uma aba chamada “Ferramentas de desenho” que aparecerá no topo. No “estilo de forma”, você irá escolher a cor de preenchimento da forma. Um ponto importante é que você não se esqueça de escolher cores claras e suaves, sendo repetidas também no contorno..

Agora, selecione “Efeitos de Forma”, selecione “Sombra” e a primeira opção que será “Sombra Externa” que se chama “Deslocamento Inferior Direito”. Clique fora do retângulo para conseguir visualizar a sombra que foi feita.

Feito isso, vá até o layout em “Quebra de texto automática” e cliquem em “Alinhado com Texto.” Quando clicar dentro do retângulo você ira ver no lado direito um ícone, clique nesse ícone e selecione a opção em frente ao texto e corrigir a posição na pagina.

Crie uma caixa de texto

Crie uma caixa de texto
Crie uma caixa de texto (Foto: Divulgação)

Comece clicando em inserir > Caixa de texto, em seguida um menu deverá abrir com a opção para falar sobre a posição da caixa. Faça a escolha de seu layout e será preciso que você arraste o retângulo que foi criado anteriormente para dentro da caixa de texto. Feito isso, no menu “Formatar”, altere preenchimento, contorno e efeitos de forma mas tem que tirar todas as cores, sendo assim, a caixa ficara totalmente transparente, sendo mostrado apenas o texto que for inserido. Você  usara essas caixas para se manter organizados com o que ira escrever sobre seus dados pessoais, como entrar em contato, redes sociais e habilidades em seus devidos lugares.

Crie um novo estilo no Word

Como fazer um currículo no Word
Crie um novo estilo no Word (Foto: Divulgação)

Você deverá clicar em qualquer lugar dentro da caixa de texto para abrir o menu de formatação do desenho, ai você vai até Estilos > Novo estilo e personalize um nome para ele. Logo em baixo de Tipos de Estilo, você irá selecionar “Paragrafo”. No outro campo, a opção que você ira escolher um estilo que já existe para poder ser a base de seu nome, importando fontes e parágrafos e escolha a opção “Normal”. Já na opção formatação , você consegue acabar personalizando ainda mais o seu estilo.

Como que cria cabeçalhos no Word?

Se no seu caso o seu currículo irá possuir mais de uma pagina, você vai precisar de um cabeçalho em todas suas paginas, para que o recrutador não acabe ficando confuso e perca a ordem de leitura. Nos modelos mais modernos, não é mais necessário que você faça aqueles cabeçalhos gigantescos, com todas as informações como nome, cidade, endereço, estado; basta colocar seu nome completo e a sua profissão.

Para estar fazendo isso você irá até “Inserir”, clicar em “Cabeçalho” e escolher um tamplate já pronto. Digite o número da pagina que deseja inserir o cabeçalho, coloque seu nome e sua profissão ou se preferir, pode colocar o cargo o qual está se candidatando.  Escolha um estilo para que seja salvo seu cabeçalho.

Como criar textos para subtítulos?

Como fazer um currículo no Word
Como criar textos para subtítulos? (Foto: Divulgação)

Você deverá clicar em Inserir > Caixa de Texto e escolher o layout “Caixa de texto simples”. Repetindo o processo anterior, retire a cor de preenchimento e a linhas de contornos.

Você poderá usar essa parte para contar um pouco sobre seus estudos e formações escolares. Digite “Formação Acadêmica” dentro da caixa e edite o tamanho para que esteja dentro do retângulo feito anteriormente.

Selecione a palavra “Formação Acadêmica” e escolha o estilo chamado de subtítulos. Logo em seguida, você irá clicar em Formatar e depois em Fonte. Após personalizar, clique em Ok.

ATENÇÃO: Esses são passos simples para currículos simples, se no caso você está procurando algum outro exemplo, com mais estilos, no artigo abaixo deixaremos algumas opções.

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)