Como fazer um currículo melhor

0
86

Todas as pessoas que estão em busca de emprego sabem que essa busca só é possível quando se tem a ideia de como fazer um currículo no Word mas não sabem como fazer um currículo melhor e mais atualizado, e esse é o objetivo desse artigo, fazer você perceber se seu currículo está ou não bem feito, o que deverá estar alterando ou acrescentando. Você pode até não saber, mas muitas pessoas, incluindo você, pode ter tido seu currículo descartado por certos recrutadores simplesmente pela aparência dele ou com o excesso (ou falta) de informações que ele julgava ser importante, mas que não tinha.

Mas como fazer um currículo melhor?

Primeiro de tudo seria interessante se você tiver experiências profissionais e/ou seja formado em algo, entretanto, essa informação não serve para nada se não souber como colocá-las em seu currículo. É claro que não existe um modelo de currículo ideal e que seja um sucesso, é só fazer ele que seu emprego está garantido. Isso não existe!

Certamente cada empresa irá ter um sistema de análise de seu documento diferente, por isso o segredo é que você conheça muito bem a empresa que você está entregando o currículo para que você faça a estrutura dele totalmente ligada com o perfil da empresa e seja o mais sincero possível em todas suas informações.

Também é bom que você lembre que o recrutador de uma empresa nunca terá em mãos apenas o seu currículo, na maioria das vezes ele possui centenas de currículos em sua mesa diariamente, por isso, seu currículo deverá ter detalhes que faça com que a atenção do recrutador seja apenas para ele e veja nele tudo o que está procurando em um profissional para a vaga disponível. Esteja atento a todas as suas informações e faça com seu documento se sobressaia entre tantos outros que estão concorrendo pelo mesma vaga.

Você pode economizar na quantidade de informações em seus dados

Você pode economizar na quantidade de informações em seus dados
Você pode economizar na quantidade de informações em seus dados (Foto: Divulgação)

Para você aprender como fazer um currículo melhor e mais estruturado, iremos te passar algumas dicas de como fazer isso. A primeira delas é que você não precisa encher seu currículo com todos seus dados pessoais, seu recrutador ou futuro chefe, não precisa saber qual seu numero de RG, por exemplo, e nem o nome de seus pais ou filhos. Então, coloque apenas:

  • Nome completo
  • Idade
  • Telefone para contato
  • E-mail profissional
  • Endereço

ATENÇÃO:

O e-mail profissional nada mais é que um e-mail que tenha uma formatação adequada para estar em um documento tão importante. Portanto, nada de usar seu nome no diminutivo ou apelidos. O mais recomendado, se seu caso é esse é que você esteja criando um apenas para essa ocasião.

Seja bem específico com a sua área de atuação

Seja bem especifico com a sua área de atuação
Seja bem especifico com a sua área de atuação (Foto: Divulgação)

É bem interessante que você faça uma apresentação de sua área de atuação muito bem definida, com o destaque que merece e em poucas palavras, sendo mais direto possível. Como por exemplo:

  • Finanças e Controladoria
  • Redes Sociais e Publicidade
  • Enfermagem e Acompanhamento de Saúde
  • Gestão de pessoas e Recursos Humanos

O que muitos fazem errado é colocar nesse campo, o cargo que deseja e não é o caso. É digno de nota que você aprenda a separar a diferença de cargos e de áreas de atuação.

Fale sobre suas Formações Acadêmicas

Fale sobre suas Formações Acadêmicas
Fale sobre suas Formações Acadêmicas (Foto: Divulgação)

Você pode escrever de maneira mais simples e objetiva sobre sua vida acadêmica, tanto em colegial quando em graduações. Para estar acrescentando esses dados vocês deverá seguir uma ordem também, sendo do curso mais recente até o mais antigo:

  • Qual curso foi feito?
  • Instituição de ensino
  • Local do Curso
  • Período do curso

Para fazer um currículo melhor capriche na descrição da experiência profissional

Como fazer um currículo melhor
Capriche na descrição da experiência profissional (Foto: Divulgação)

Essa sim é, acima de tudo, uma das partes mais importantes de um currículo e precisa sim e muita atenção para estar fazendo. A ordem de suas experiências deve ser na ordem da mais recente até a mais antiga. Os dados das experiências são as seguintes:

  • Nome da empresa
  • Período de trabalho nessa empresa
  • Cargo que foi ocupado nessa empresa ou função
  • Descreva o que você fazia nessa empresa

Momento de falar sobre cursos extracurriculares

Como fazer um currículo melhor
Momento de falar sobre cursos extracurriculares (Foto: Divulgação)

Esse é o momento de você mencionar todos seus cursos técnicos ou profissionalizantes, consequentemente é importante que você escolha os cursos que tem haver com a vaga em que você esta se candidatando. Nesse caso você colocará apenas o curso que foi feito, o local, data inicial e a conclusão.

Portanto, é muito importante que você faça uma análise criteriosa após estar feito seu documento e preste muito bem a atenção na linguagem que você usou, ela precisa ser o mais formal possível. Esperamos ter te ajudado com o artigo Como fazer um currículo melhor.

Conheça artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)