Como fazer um currículo Lattes

0
81

Uma pergunta: Você sabe como fazer um currículo Lattes? Há alguns anos, quem conseguisse estar concluindo uma graduação seria ali o ponto final dos estudos, mas os tempos mudaram. Hoje em dia, quem consegue concluir uma graduação já vai logo pensando em algum curso de extensão, como no mestrado e no doutorado. Tudo isso para acabar conquistando um patamar melhor no mercado de trabalho ou podem pensar em seguir alguma carreira acadêmica. Mas não importando qual desses motivos apresentados acima seja seu caso, em qualquer um deles é indispensável a criação de um currículo Lattes.

Currículo Lattes e sua função

Como fazer um currículo Lattes
Currículo Lattes e sua função (Foto: Divulgação)

Iremos dar um prevê resumo para que você entenda mais sobre o Lattes, mas em outro artigo, iremos descrever mais sobre essa pergunta.

Antigamente, os dados de docentes, discentes e pesquisadores do nosso país, eram todos guardados em formulários de papel e com isso, a lentidão dos processos eram mais comuns do que imagina. Entretanto, isso mudou no ano de 1999, quando o CNPq (Conselho Nacional Cientifico e Tecnológico), acabou lançando um sistema próprio de currículos Lattes. Essa plataforma que é online, foi criada unicamente com o objetivo de acabar integrando em um único sistema nacional todos os dados de todos os profissionais de distintas áreas de conhecimento.

Qual vantagem que um currículo Lattes pode trazer para você como profissional?

Como fazer um currículo Lattes
Qual vantagem que um currículo Lattes pode trazer para você como profissional? (Foto: Divulgação)

Pessoas que pretende ingressar em algum curso de mestrado em sua área, e acabar conseguindo alguma bolsa de pesquisa, por exemplo, é indispensável um currículo Lattes. O Lattes é um requisito para ingresso em cursos de pós em instituições privadas ou publicas. Sendo assim, quem possui um currículo Lattes com uma alta qualidade, sendo muito bem escrito, sem erros ortográficos e muito bem detalhado, acaba se destacando sem duvida nenhuma sua oportunidade acadêmicas e profissionais. Como fazer um currículo Lattes simples.

Cadastro no Lattes

Como fazer um currículo Lattes
Cadastro no Lattes (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é você entrar no site da Lattes e em seguida clicar em “cadastrar novo currículo”. Com a página aberta, coloque sua nacionalidade e o seu e-mail para contato, crie uma senha que seja fácil se lembrar depois, após concluir essa etapa é só clicar na palavra “próximo”.

Coloque suas informações pessoais

Coloque suas informações pessoais
Coloque suas informações pessoais (Foto: Divulgação)

Na pagina que abrir na sequencia, será necessário que você preencha todos os seus dados pessoais corretamente e acrescentar um foto. Nesse caso da foto, é sempre bom lembrar que tem que ser uma foto o mais formal possível, pois se trata de uma plataforma seria, sendo assim, impossível usar alguma foto de sua rede social. Finalizando essa etapa, basta ir seguindo em frente, pois na aba seguinte você ira informar sobre seu endereço e seus contatos, podendo ser pessoal ou profissional.

Fale sobre sua formação acadêmica

Fale sobre sua formação acadêmica
Fale sobre sua formação acadêmica (Foto: Divulgação)

Essa sim, é uma das etapas que precisa de mais atenção e cuidado ao ser preenchida, pois é muito importante. Aqui você ira colocar o nome da instituição de ensino, curso que prestou, ano do inicio e da conclusão do curso. No caso de você já ter concluído uma graduação, mestrado ou doutorado, é importante que você informe qual foi o titulo de sua dissertação ou tese e qual o nome completo do seu orientador.

Você deverá falar sobre sua atuação profissional

Você deverá falar sobre sua atuação profissional
Você deverá falar sobre sua atuação profissional (Foto: Divulgação)

Aqui também se enquadra em uma das etapas que precisam de um cuidado especial, pois nessa fase, você irá mencionar sobre informações profissionais, isso caso você já esteja atuando em sua área, mas caso não esteja pode apenas seguir em frente.

Para finalizar essa primeira etapa, você terá que colocar um pouco sobe qual é sua área de atuação e também quais são suas habilidades com idiomas. No campo próprio para idiomas, existe três opções e caso você possua fluência em mais de três idiomas, você pode inserir aquele que mais domina. Importante lembrar que, em cada um dos idiomas que você selecionar, é preciso especificar qual o nível de sua fluência, escrita, leitura, compreensão e fala.

Com atenção, verifique seus dados.

Com atenção, verifique seus dados.
Com atenção, verifique seus dados. (Foto: Divulgação)

Clicando em seguir, irá aparecer todos seus dados cadastrados e é muito importante que você, com atenção, pare com calma e leia cuidadosamente cada detalhe sobre suas informações, pois se encontrar qualquer problema é apenas editar. Após feita a analise e se preciso a edição, clique em “enviar ao CNPq” e seu currículo está no banco de dados em menos de 24 horas.

ATENÇÃO: É bom lembrar que esse currículo precisa ser atualizado frequentemente, pois o primeiro contato que você tem com ele é apenas para cadastrar informações básica sobre sua carreira, no caso que você tenha mais coisas para acrescentar como palestras que tenha feito, congressos enfim, é preciso que faça a atualização frequente ou enquanto estiver realizando esses tipos de trabalhos.

Conheça mais artigos com assunto semelhante:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)