in

Como fazer um bom currículo online

Como fazer um bom currículo online
Publicidade

Nesse artigo em especial, iremos te ensinar a melhor e mais eficaz maneira de como fazer um bom currículo online e quais as informações que não podem faltar para arrasar em seu currículo!

É muito comum ter inúmeras duvidas a respeito de qual deve ser a ordem de seus dados em um currículo, se existe alguma diferença entre o que você faz manualmente e o online, de se ainda se entrega pessoalmente para a empresa ou encaminha por e-mail enfim, as duvidas são muitas porem estamos aqui para te ajudar a entender qual a melhor de como fazer um bom currículo online.

O primeiro nada mais é que colocar todos seus dados pessoais.

Essas são informações muito essenciais para que você seja identificado da melhor maneira pelo recrutador e que como consequência, possa estar entrando em contato com você se gostar do seu perfil e informações. Veja a seguir qual deve ser a estrutura do primeiro passo de seu currículo:

– Nome completo (Caso de Nomes compostos ou com mais de um sobrenome, coloque apenas o último);

– Nacionalidade, Estado Civil, caso tenha filhos é preciso que coloque quantos que tem  e idade dos filhos e a sua;

– Endereço, cidade, estado e CEP;

– Telefones para contato (DDD + Número), esse é um requisito bem importante e de preferencia indicamos que coloque, em caso de mais de um telefone, colocar em ordem de facilidade para que o recrutador possa te encontrar.  Muitos colocam todos os números de seus familiares mas não avisa ou acaba que não consegue atender acarretando que o recrutador possa estar preenchendo a vaga que poderia ser sua por outra pessoa por não conseguir estar falando com você no momento que precisava.

– E-mail pessoal que tenha acesso (Nesse caso, recomendamos que tenha um e-mail profissional, com o nome completo, nada de “inha” ou “inho”, como:  “[email protected] “ o correto deve ser “[email protected]” .

– Pode estar colocando também nesse primeiro contato com a empresa um portfólio, link para site pessoal ou alguma rede social.

No segundo passo você deve colocar qual seu objetivo profissional.

Nesse campo você deve ser o mais direto possível, indicando o cargo que você quer ocupar e qual a área que pretende trabalhar. Uma coisa que pode vir a te ajudar, é que nesse campo o cargo que você pretenda seja igual o que esta sendo anunciado na vaga, podendo aumentar ainda mais suas chances para conquistar um bom emprego assim que passar pela triagem.

É preciso que você seja o mais direto e conciso possível, no nível e área. Apesar de ser uma coisa relativamente simples, você de alguma maneira precisa garantir que todo seu currículo online esteja com as diretrizes alinhadas com o cargo que você esta se candidatando .

Se por um acaso, você tenha o foco em mais de um cargo, tente ser o mais genérico que puder mostrando as habilidades um pouco mais gerais que você possa estar conseguindo sobre o cargo.

O terceiro passo é você dizer um pouco mais sobre quais são suas qualificações.

Esse momento nada mais é que o prefácio de um livro, ou seja, um resumo profissional de sua vida. É de muita importância você destacar ao menos duas experiências profissionais que tenha tido, explicando qual a empresa, qual o setor, formação acadêmica e habilidades extras.

Sugerimos que você seja o mais objetivo possível e que tente evitar ao máximo adjetivos, como por exemplo, “confiável”. Isso são palavras que com o restante do currículo o recrutador deverá perceber sem que você fale.

Quarto passo será o momento de falar sobre suas experiências profissionais

Agora chegou o momento da história que você precisa apresentar ao seu recrutador. Aqui a ideia é que você liste todas suas experiências profissionais, com o inicio nas mais recentes e terminando nas mais antigas.

Coloque o nome da empresa, uma pequena descrição (segmento da empresa, porte e nacionalidade), coloque o cargo e data de inicio e fim e quais as principais atividades que você exercia.

Quinto lugar você irá falar sobre qual sua formação acadêmica

Nesse ponto não existe muito o que dizer, a não ser qual seu nível de escolaridade e em casos de alguma formação que além do ensino médio juntamente existia algum nível técnico e coloque o nome do curso. No caso de faculdade, também é preciso que coloque qual é o nome do curso, aonde foi feito e data inicial e final do curso em caso de já ter terminado.

Sexto passo você deve falar sobre idiomas que você seja fluente.

Nesse campo é muito importante que você seja o mais sincero possível, pois se caso o cargo exija que você fale algum idioma fluentemente, você mente que sabe e chega no momento não sabe, ficará feio para você mesmo.  Então seja sincero consigo mesmo e com o recrutador nesse momento.

Sétimo e último passo é preciso que você fale sobre cursos extracurriculares.

Nesse campo é preciso que você diga tudo sobre cursos que já tenha feito, qual a duração dele, quais níveis concluiu enfim, fale apenas os cursos que poderão te ajudar no momento da analise do seu currículo.

O objetivo desse artigo é que você tenha uma boa estrutura para seguir no momento em que tiver que aprender a como montar um bom currículo online sem medo de ser feliz.

Conheça também mais sobre outros tipos de currículos.