Como fazer currículo para primeiro emprego

0
235

Você que acabou de se formar ou esta com idade para o tão sonhado trabalho, aprenda a como fazer currículo para primeiro emprego e quais são os macetes para que você faça o melhor e mais atrativo currículo para a vaga em questão em seu primeiro emprego.

Agora é o momento que você tanto esperava, de montar seu primeiro currículo para sair em busca  do seu primeiro emprego, e nesse momento é mais natural do que você imagina, que fiquemos nervosos e não sabemos qual é a estrutura correta para estar fazendo seu currículo e qual deve ser o conteúdo nele que poderá te ajudar mesmo você não tendo nenhum tipo de experiência.

Mesmo com tanto coisa que pode te deixar muito confiante, nada pode tirar o medo do primeiro emprego pois é um desafio para qualquer um. Por esse motivo é muito importante que você saiba como fazer um bom currículo para que seja muito boa a apresentação.

O deve estar escrito no objetivo de um currículo para primeiro emprego?

O deve estar escrito no objetivo de um currículo para primeiro emprego?
O deve estar escrito no objetivo de um currículo para primeiro emprego? (Foto: Divulgação)

Nessa categoria você ira falar sobre seus objetivos como profissional e isso devera ser tão simples quanto falar sobre qual o cargo que você se interessa, mas você devera mostrar onde esteve e onde deseja estar após conseguir a vaga em que esta se candidatando. O fato é que para quem não tem muito o que falar sobre qualquer coisa que envolva algum trabalho o correto é que você seja mais objetivo possível para evitar que você se torne genérico e se prejudique no decorrer do seu documento.

Se você não tiver muito o que dizer e estiver com medo de “tentar”, você poderá estar destacando suas habilidades em outras áreas e momentos, seja um estagio, trabalho voluntario, esportivos, intercâmbios, hobbies ou qualquer atividade extracurriculares que você acha que vale a pena estar falando.

Qual deve ser a estrutura de um currículo para primeiro emprego?

Qual deve ser a estrutura de um currículo para primeiro emprego?
Qual deve ser a estrutura de um currículo para primeiro emprego? (Foto: Divulgação)

Como nosso foco nesse artigo é fazer com que a pessoa que estiver com duvidas possa se sentir mais confiante ao estar montando seu documento. Mesmo que você nunca tenha trabalhado em tempo integral as 8 horas por dia, como manda o regulamento e você sinta que tem muito pouco o que estar falando em seu currículo, você terá que se dedicar e fazer seu melhor com as informações que você tem  e não se desespere, mesmo com pouco ou nada de experiência de trabalho você tem algum detalhe que não esta se lembrando e que será muito importante para você.

Fale sobre suas informações pessoais:

Fale sobre suas informações pessoais
Fale sobre suas informações pessoais (Foto: Divulgação)

Seus dados pessoais deverão estar no topo do seu currículo, pois são as informações mais necessárias para que o recrutador saiba quem é você. Nesse momento você colocara seu nome completo, data de nascimento ou idade, seu endereço, números de telefone para contato que seja você mesmo que atenda e seu e-mail. Mas atenção, antes de montar seu currículo com o seu e-mail verifique se ele é profissional e não tem nada no “inha” ou “inho” para que isso possa te prejudicar futuramente.

Chegou o momento dela, a mais temida: Experiência

Chegou o momento dela, a mais temida: Experiência
Chegou o momento dela, a mais temida: Experiência (Foto: Divulgação)

Mesmo que você não tenha nenhuma experiência profissional com algum emprego com tempo integral aqui é seu momento de incluir sobre seus estágios e qualquer trabalho de voluntariado que você já tenha feito acaba sendo um ótimo refugio para não acabar deixando em branco esse requisito. Também é aceitável nesse momento incluir sobre qualquer atividade extracurricular que tenha feito.

Comente sobre como foi sua Formação Educacional

Comente sobre como foi sua Formação Educacional
Comente sobre como foi sua Formação Educacional (Foto: Divulgação)

Aqui você irá mencionar os graus que foram alcançados em seus cursos, podendo ser os de colégio como 1°, 2° ou 3° grau do ensino médio, como de pós graduação ou  cursos de informática e inglês por exemplo.  No caso se estiver cursando ainda, você tem  liberdade de colocar em qual período esta cursando, data inicial e data prevista para a conclusão.

Fale sobre suas habilidades como profissional

Fale sobre suas habilidades como profissional
Fale sobre suas habilidades como profissional (Foto: Divulgação)

Aqui você poderá estar incluído qualquer informação que você julgue ser importante e que poderá ser útil em seu local de trabalho, como citar sobre habilidade organizacionais, como é seu desenvolvimento com o publico, como você pode estar melhorando para trabalhar em grupo ou se sabe mexer em algum programa de computador que poderá te ajudar a conseguir essa vaga que tanto deseja.

Esperamos ter te ajudado e esclarecendo algumas duvidas sobre como fazer currículo para primeiro emprego e se caso quiser conhecer mais artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)