Como fazer currículo para inicio de carreira

0
104

Você sabe como fazer currículo para inicio de carreira? No artigo de hoje iremos te ensinar as etapas que você precisa estar passando para estar fazendo um bom currículo e com conteúdo diretamente ligado com sua carreira e a vaga em que esta se proporcionando. Isso também serve para pessoas que estão com poucas experiências e precisa causar uma boa impressão logo no inicio de sua apresentação a empresa. Por esse motivo, com um bom passo a passo iremos te explicar os melhores macetes de como fazer currículo para inicio de carreira já com o pé direito.

Qual é a função de um currículo?

Qual é a função de um currículo?
Qual é a função de um currículo? (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é você entender o porque esse documento é tão importante e precisa de tanto cuidado para ser preenchido. O currículo nada mais é que um reflexo direto de como você é como profissional e você devera mostrar de maneira bem resumida e explicativa o que você fez, o que aprendeu e o que você sabe fazer.

O objetivo do currículo é para que o seu primeiro contato com a empresa seja tão bom através dele que consiga estar marcando uma entrevista e consequentemente consiga o tão desejado emprego. Com ele você consegue estar expondo um pouco melhor sobre como é sua personalidade como profissional. Por esse motivo, toda dedicação que você se dispor para estar criando seu currículo terá seu retorno.

Como fazer currículo para início de carreira e o que devo colocar?

Como fazer currículo para inicio de carreira e o que devo colocar?
Como fazer currículo para inicio de carreira e o que devo colocar? (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas que se encontram com essa dificuldade por estarem no começo de suas carreiras e estão nesse dilema de não saberem qual deve ser o melhor momento para estarem montando seu currículo ou como que devem montar esse currículo por possuírem tão poucas experiências, pois como todos sabemos, em um currículo um dos campos a serem preenchidos é o campo da experiência profissional, e o que mais atormenta pessoas com poucas experiências é que não sabem o que preencher nesse momento, se podem estar apagando o tópico e acabam ficando desesperados.

Mas o objetivo desse tópico não é te apavora e nem te prejudicar em um processo seletivo, e sim mostrar mais sobre sua carreira. No caso de você não possuir nenhuma experiência no inicio de sua carreira, você poderá falar sobre coisas que te ajudou a ser quem é como profissional, não importando se esses trabalhos foram ou não remunerados, o importante é que você mostre que não ficou “parado” até se formar por exemplo.  Existe um método que pode ajudar muito que se chama STAR, e é muito utilizado por pessoas com a situação descrita anteriormente.

O que é o método STAR?

O que é o método STAR?
O que é o método STAR? (Foto: Divulgação)

STAR nada mais é que Situação – Tarefa – Ação e Resultado. Essa é uma proposta que faz você pensar em suas experiência a partir dessas 4 situações, pois pensando nessas perguntas você poderá estar montando seu currículo com mais facilidade e sem muita dor de cabeça no final das contas.

-Qual era seu contexto? (Sua situação no momento)

-Quais eram suas responsabilidades? (Suas tarefas)

-A partir disso, o que você fez? (Suas ações)

-Quais foram os resultados da sua ação? (Seus resultados)

Existe uma maneira correta de como fazer currículo para início de carreira?

Existe uma maneira correta de como fazer currículo para inicio de carreira?
Existe uma maneira correta de como fazer currículo para inicio de carreira? (Foto: Divulgação)

Depois de toda essa explicação, você já dever ter entendido que mesmo no inicio de sua carreira, provavelmente você já tem muito material para montar um bom currículo. E agora é o momento de mostrar para você qual deve ser a estrutura ideal para montar seu currículo.  O inicio sempre devera ser com seus dados, como nome completo, telefone para contato enfim, como o recrutador poderia saber mais de você e te encontrar após ler seu currículo caso goste de seu perfil.

O primeiro tópico de seu currículo de início de carreira  deve ser sobre seu objetivo

Primeiro tópico de seu currículo deve ser sobre seu objetivo
Primeiro tópico de seu currículo deve ser sobre seu objetivo (Foto: Divulgação)

Nesse momento você devera explicar em duas frases no máximo sobre quais são seus planos como profissional e qual realmente é seu objetivo. Uma boa estratégia é você colocar tudo que se encaixaria com a vaga em que esta de candidatando para que você encaixe nos requisitos da empresa.

Fale sobre sua educação

Fale sobre sua educação
Fale sobre sua educação (Foto: Divulgação)

Nesse momento você falara tudo sobre sua educação e diplomas que tenha adquirido com o passar dos anos. Fale sobre o local da conclusão, qual o curso e se possível a data da conclusão do curso. Isso vale também para o ensino fundamental e médio.

Comente sobre suas experiências

Comente sobre suas experiências
Comente sobre suas experiências (Foto: Divulgação)

Aqui você devera perder o medo de falar sobre qualquer coisa que não seja um emprego, esse é o momento de você falar sobre suas experiências como profissional onde teve tarefas e teve que tomar atitudes.

Fale sobre idiomas que você domina

Fale sobre idiomas que você domina
Fale sobre idiomas que você domina (Foto: Divulgação)

Nesse caso você ira falar qual o idioma que você sabe falar, entender e escrever e qual o nível dessa sua habilidade, básico, médio ou avançado.

E logo em seguida fale sobre seus cursos profissionalizantes, isso poderá te ajudar ainda mais nessa busca pelo emprego ideal.

Esperamos ter te ajudado e conheça mais artigos com o conteúdo parecido:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)