Como fazer currículo para estágio

0
83

Quando o assunto é estágio, muitas pessoas possuem muitas dúvidas, mas a maior delas é como fazer currículo para estágio? O que pode ter nele e o que não pode? Muitas pessoas que passam a vida estudando falam que o necessário de um currículo é que tenham poucas informações sendo as que estiver em seu currículo seja apenas as que realmente são necessárias. Sendo assim, para um currículo de estágio não seria diferente. No artigo de hoje vamos te ensinar a como fazer currículo para estagio da melhor maneira garantindo que estará trabalhando o mais breve possível no estagio dos sonhos.

Como fazer currículo para estágio do jeito certo?

Como fazer currículo para estágio do jeito certo?
Como fazer currículo para estágio do jeito certo? (Foto: Divulgação)

O currículo é a porta de entrada para o emprego que você deseja, porém em todos os casos existem muitas duvida a respeito de sua estrutura e não seria diferente para montar um modelo de currículo para estagio.

O ponto inicial de seu currículo é que ele sempre deverá ser o mais atualizado que puder sempre com informações coerentes com a vaga do estagio que você esta se candidatando.

O estágio na maioria das vezes é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho e por isso você deve ter o mesmo cuidado ao estruturar seu documento como se fosse qualquer outro emprego.

Faça um resumo sem compromisso em uma folha a parte com seus dados pessoais, qual seu objetivo na empresa que pretende fazer o estagio (seja direto), qual seu nível de escolaridade e caso seu estagio seja referente a alguma área da faculdade você também pode estar acrescentando ela especificando que ainda esta cursando, fale sobre seus cursos extracurriculares como inglês, francês, informática e por último fale sobre suas habilidades como profissional.

É muito importante que você entenda que  todas suas informações deverão estar diretamente ligadas ao estágio que você esta se candidatando para que seu currículo seja realmente o único que se encaixe nas exigências da empresa.

No caso de já ter passado por um estágio, devo coloca-lo no currículo?

No caso de já ter passado por um estágio, devo coloca-lo no currículo?
No caso de já ter passado por um estágio, devo coloca-lo no currículo? (Foto: Divulgação)

Com a situação que o país se encontra, seria bobagem não colocar em seu currículo qualquer tipo de experiência profissional que possa ter tido, mesmo que não tenha sido remunerado ou que não exigisse tanto de você como profissional. Toda informação é bem vinda.

Existem muitas duvidas de como colocar um estágio em currículo como qual deves ser a melhor maneira de destacar essas informações e para acabar de uma vez por todas com essas duvidas, você terá que lembrar que a descrição de um estagio devera ser como o de uma experiência de trabalho comum, entretanto, você devera ter que deixar claro para o recrutador que aquele cargo é de um estagio e não de um emprego formal.

Resumidamente, você devera colocar o cargo que exerceu, nome da empresa e o período que esteve trabalhando nela.  Essa é uma das maneiras mais utilizadas para acrescentar o estagio de alguma maneira em seu currículo.

Onde devo incluir os estágios no currículo?

Onde devo incluir os estágios no currículo?
Onde devo incluir os estágios no currículo? (Foto: Divulgação)

Isso depende muito de como é sua carreira profissional. Se por um acaso a maior parte de suas experiências  de trabalho não tem tanta importância em  comparação com a vaga em que você esta de candidatando, e seu estágio sim, você deverá colocar seu estagio no topo de qualquer experiência dando um lugar de destaque para essa informação.

Lembre-se de deixar bem claro que aquela experiência se trata de um estágio, pois, na maioria dos casos os estágios só são possíveis em poucos meses podendo causar a impressão de que você teve muito pouco tempo de experiência em uma empresa e que pode não pegar muito bem em um currículo.

Qual tipo de currículo deve escolher?

Qual tipo deve escolher?
Qual tipo de currículo deve escolher? (Foto: Divulgação)

Normalmente existem três tipos de currículos: cronológicos, funcionais e combinado. Em geral, o currículo ideal para um estudante ou estagiário é o de formato cronológico, quando os estágios tem mais valor.

Nesse modelo de currículo você irá fazer o mesmo processo que os demais porem no momento de colocarem suas informações  de experiências deverão colocar em ordem da mais recente em primeiro e da mais antiga no final. Sempre lembrando em dizer qual é a de estagio.

Conheça artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)