Como enviar currículo por e-mail

0
82

Você sabe como enviar currículo por e-mail da maneira certa? Nos dias de hoje está cada vez mais comum que as empresas solicitem que você encaminhe o seu currículo por e-mail, mas infelizmente é muito comum que acabem ficando na caixa de spam.

O objetivo desse artigo é que você aprenda como enviar currículo por e-mail da maneira certa e sem se preocupar se ele não vai ser desprezado pela empresa. Iremos te ensinar como enviar esses currículos, assim como o assunto e o que deve escrever no corpo do e-mail.

Como enviar currículo por e-mail – modelos

Como enviar currículo por e-mail – modelos
Como enviar currículo por e-mail – modelos (Foto: Divulgação)

Quando você é uma pessoa que esta a procura de emprego precisa ter muita atenção quando o assunto é o seu currículo e com as informações que nele esta, por isso é sempre importante que você faça uma boa revisão antes de encaminha-lo.

O currículo em mãos ou por e-mail ainda segue sendo o primeiro contato entre você e a empresa, portanto, os mesmos cuidados que você tem quando entrega seu currículo deverá ter quando encaminha-lo por e-mail.

No e-mail existem certas coisa mais complicadas do que quando é pessoalmente, como por exemplo, caso você escreva o básico no seu e-mail como “Em anexo, o meu currículo, agradecida” é a frase que mais usam e que mais faz com que as pessoas não consigam arrumar trabalho. Sem contar que você ainda corre o risco de que o recrutador nem faça questão de abrir seu anexo, ver suas informações e encaminhar diretamente para a lixeira.

O que devo escrever no assunto do e-mail?

O que devo escrever no assunto do e-mail?
O que devo escrever no assunto do e-mail? (Foto: Divulgação)

É muito importante que você saiba o que deve ser escrito no assunto de seu e-mail, pois, facilitará muito no momento de enviá-lo. Em geral, o que indicamos é que você coloque palavras como “Currículo” ou “Curriculum Vitae”, fazendo com que as chances de você ser ignorado abaixe um pouco.

Também pode usar no título algo que especifique ainda mais sobre o que se trata seu e-mail, você pode colocar “Currículo” e o nome do candidato ou, se preferir, já pode colocar para qual vaga está se candidatando, como por exemplo: Currículo Antônio Silva – Vaga para Administração.

Vale a pena você dar uma olhadinha antes em sites da empresa, por exemplo, pois, existem alguns sistemas que fornecem um código para que você coloque no assunto de seu e-mail evitando que ele vá para diretamente para a lixeira.

O que devo escrever no corpo do e-mail?

O que devo escrever no corpo do e-mail?
O que devo escrever no corpo do e-mail? (Foto: Divulgação)

Uma boa maneira de se começar um e-mail é com saudações cordiais e formais ao seu recrutador, como: Olá | Prezado(a) | Estimado (a) que são saudações muito educadas porém, não tão absurdas.

No primeiro parágrafo você deverá, de maneira rápida, apresentar-se e dizer para qual vaga está se candidatando e como que soube da vaga. Nesse momento, caso alguém de dentro da empresa tenha te passado a informação não terá problema colocar o nome dela e setor que trabalha, isso é claro, se ela te autorizar.

Já no outro paragrafo você terá que explicar porque você se qualifica para a vaga, informando algumas experiências profissionais que podem te ajudar nesse momento.

Valorize a empresa

Valorize a empresa
Valorize a empresa (Foto: Divulgação)

É importante que você estude muito sobre a empresa antes de encaminhar o currículo, para que possa demonstrar esses conhecimentos da empresa.

Mas, fique atento para que não de a impressão de que está “puxando o saco”. Seja o mais objetivo possível e tente evitar usar adjetivos durante o texto.

Agradeça e se despeça

Agradeça e se despeça
Agradeça e se despeça (Foto: Divulgação)

Você deverá agradecer antecipadamente a oportunidade de se candidatar para a vaga e coloque-se a disposição para que caso tenha dúvidas possa estar sanando as mesmas, despeça-se e deixe seu contato.

Currículo de papel x Currículo por e-mail

Currículo de papel x Currículo por e-mail
Currículo de papel x Currículo por e-mail (Foto: Divulgação)

Se tudo correr bem e você for chamado para uma entrevista de emprego, é importante que você leve uma cópia de seu currículo em mãos, impressa e uma caneta.

Essas são algumas dicas de como enviar currículo por e-mail e como que você poderá estar enviando sem medo de ninguém ver ou cair diretamente na caixa de Spam.

Portanto, siga corretamente as dicas e torcemos para que você consiga estar fazendo um bom trabalho.

Conheça artigos com conteúdos semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)