Como colocar foto no currículo

0
76

Você que está a procura de uma nova oportunidade de trabalho, sabe como colocar foto no currículo? Esse artigo iremos mencionar qual dos modelos de currículo que mais pode vir a te ajudar no momento da procura de um bom emprego e quais devem ser os cuidados para não piorar ainda mais sua situação com o desemprego que esta rondando o Brasil nesses últimos anos.

Afinal, é necessário fazer um currículo com foto?

Afinal, é necessário fazer um currículo com foto?
Afinal, é necessário fazer um currículo com foto? (Foto: Divulgação)

Essa é uma das duvidas mais frequentes que as pessoas possuem, mas a resposta depende muito da empresa em que você ira encaminhar. Muitas empresas tem medo de um possível processo de discriminação vindo de seus recrutadores, por isso, cada dia mais estão evitando aceitar currículos que tem foto. E detalhe, caso o candidato sinta que não foram chamados para determinado cargo por conta de algum momento de descriminação, eles tem todo direito e dever de processar a empresa e caso seja confirmado, a empresa será multada.

Entretanto, em outras empresas, o currículo com foto é exigência, pois em algumas profissões, a aparência é algo indispensável, como:

– Recepcionista

– Vendedor

– Ator

– Modelo

Mas mesmo que você se encaixe em alguma dessas profissões, verifique antes na empresa, se a foto é algo do critério do candidato ou realmente exigências da empresa. E não ira adiantar nada, caso você seja uma pessoa de boa aparência mas que não soube fazer o preenchimento correto do seu currículo, fez totalmente desorganizado, sem estrutura alguma, com informações desnecessárias.

Como deve ser a imagem de um currículo?

Como deve ser a imagem de um currículo?
Como deve ser a imagem de um currículo? (Foto: Divulgação)

Se para você, é inaceitável ter um dos seus currículos descartado, você terá que prestar muita atenção no que colocar no seu documento e até mesmo como deve ser a foto. Para um recrutador, sua imagem devera refletir certos valores que são muito importantes para um emprego, como por exemplo:

-Confiança

-Organização

-Comportamento Profissional

-Simpatia

-Boa comunicação

Para conseguir tudo isso, você devera que sorrir (isso é uma das maiores duvidas que as pessoas tem, pois o correto é que você coloque a foto mais formal possível, isso não significa que você não possa sorrir, e sim que não deve pegar uma foto de balada, de praia e de redes sociais e colocar no currículo), olhe para a câmera, esteja devidamente vestido e tire uma foto em que seu rosto esteja muito bem iluminado para que consigam te ver nitidamente.

Qual deve ser a roupa correta para a foto do currículo?

Qual deve ser a roupa correta para a foto do currículo?
Qual deve ser a roupa correta para a foto do currículo? (Foto: Divulgação)

Você deverá fazer uma pesquisa sobre qual vestimenta a empresa esta acostumada a usar e use algo bem parecido. Ternos são boas opções se sua vaga é para escritórios, advocacias ou bancos, mas pode não ser uma boa ideia no caso do de uma vaga para startup de design.

Realmente pode sorrir em uma foto para currículo?

Sempre é importante que você demonstre que é uma pessoa muito carismática e comunicativa, mas ao mesmo tempo pode parecer que não é algo tão formal assim, se seu sorriso for muito grande pode dar a atender que esta sendo falso.

É bom lembrar também que o enquadramento da foto deve ser semelhante a de uma foto 3×4 e de preferencia em algum fundo branco.

Como colocar foto no currículo da maneira certa?

Como colocar foto no currículo da maneira certa?
Como colocar foto no currículo da maneira certa? (Foto: Divulgação)

Feito todo esse processo, de tirar a foto, de mostrar para as pessoas para ver se esta de acordo e por final, precisamos saber como colocar foto no currículo não é mesmo?

É importante que você coloque em algum lugar que não ocupe muito espaço, pois um currículo simples e completo deve ter no mínimo uma pagina, portanto todo cantinho é importante. Portanto, é importante que você coloque no canto superior esquerdo de seu currículo, assim ele ocupa um pequeno espeço e que não teria utilidade alguma e não ira tirar nada das outras informações.

Também vale estar lembrando que você não utilize nenhum tipo de moldura em torno de sua foto, pois o objetivo de um currículo é prender a atenção do recrutador para o conteúdo que esta nele, em suas qualidades e habilidades como profissional e não em sua foto. Por isso, é bom colocar a imagem limpa e no lugar correto.

Para um bom currículo EVITE

Para um bom currículo EVITE
Para um bom currículo EVITE (Foto: Divulgação)

Da mesma maneira que um boa foto pode transmitir certos valores ele pode acabar dando a impressão contraria, podendo passar a ideia de desleixo e desorganização. Por isso, sempre evite reaproveitar imagens de redes sociais que achamos que estamos lindos, mas não para aquela situação,  verifique também a qualidade da imagem e o tamanho correto.

Conheça mais artigos com conteúdo semelhante:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)