Como montar um currículo profissional

0
144

Por mais que pareça ser algo muito complicado fazer um currículo para aquela vaga de emprego que você tanto deseja , iremos te ensinar a como montar um currículo profissional de qualidade e que irá te ajudar a se destacar dos demais candidatos.

Logo de inicio, o que você realmente precisa saber é que o que faz um currículo bom, são os detalhes. A mais importante ideia que você precisa ter ao criar um currículo é que ele é a porta de entrada para grandes empresas saberem quem é você como profissional e como poderá estar agregando a empresa.  Sendo assim, você irá precisar escolher fatos necessários e que tenham importância na carreira profissional.

Você precisa ter em mente que estará fazendo propaganda de si próprio e precisa dominar o seu eu para que como conclusão seja atrair e convencer seu recrutador a te escolher para uma entrevista, fazendo com que ele tenha interesse em seu perfil, que queira te conhecer melhor e saber mais sobre você como profissional.

Qual deve ser a estrutura do currículo?

Qual deve ser a estrutura do currículo?
Qual deve ser a estrutura do currículo? (Foto: Divulgação)

Mesmo que muitos acham que um currículo com conteúdo é o que vale, na realidade o que vale mesmo é o conjunto da obra. Não adianta você ser um profissional excelente e montar um currículo de que não tem organização, dando ate vontade de não terminar de ler seu currículo. Todas as escolhas que fizer a respeito do layout são relevantes, como fontes, texturas, tons, tamanho da letra e qualidade do papel impresso.

Você tem que ter em mente que o primeiro contato seu com a empresa vem através de um simples papel. Vai de você fazer de um simples papel uma obra de arte de impacto ou apenas mais uma folha A4 cheia de palavras sem sentido. Por isso é muito importante que o recrutador realmente pare e analise seu currículo detalhe por detalhe.

Padronize seu currículo

Como montar um currículo profissional
Padronize seu currículo (Foto: Divulgação)

Não importando para qual empresa que você irá entregar o currículo, é indispensável que ele tenha essas opções primordiais: Boa estrutura, Fácil leitura e Padrão.

Isso são dicas que valem para tanto para pessoas que estão ingressando agora no mercado de trabalho e para pessoas que já tem um histórico no marcado. Isso tudo esta sendo explicado para que fique bem claro que o mais importante é que seu currículo, assim que tiver nas mão do recrutador, cause de imediato a impressão que você é um profissional que tem muita competência e organização.

Como seu currículo deve ser apresentado?

Como montar um currículo profissional
Como seu currículo deve ser apresentado? (Foto: Divulgação)

1° Passo: Alinhamento

Seu currículo deve estar totalmente alinhado, mesmo sendo um processo muito simples quase sempre as pessoas acabam se esquecendo e isso pode acabar prejudicando o candidato. Muitos acham que já esta tudo ok por estar de “acordo” com o que já estamos acostumado. Cabeçalho, experiências, formação  e habilidades sempre alinhadas a esquerda do documento.

2° Passo: Margens

Conforme informado pela ABNT, as margens devem possuir 3 cm no lado superior e esquerdo, e 2 cm para o lado direito e inferior da pagina.

3° Passo: Fontes

Essa pode ser uma das tarefas mais desafiadoras para pessoas que não estão acostumadas a saber sobre essas parte de designer. Mas mesmo que exista um monte de fontes, existem aquelas que são padrões quando o assunto é documentos profissionais, como cartas e currículos. O passo primordial é que o candidato defina entre as fontes Serif e Sans Serif a que mais lhe agrada.  Essas fontes Serif, possui algumas linhas pequenas adornando as extremidades das letras. Sans Serif quer dizer que não possuem linhas pequenas ou ganchos nas extremidades. As Fontes Times New Roman ainda continua sendo a mais utilizada em currículos.

Fontes Serif:

-Old Bookman

-Geórgia

-Times New Roman

Fontes Sans-Serif:

-Arial

-Avenir

-Balcony

-Calibri

Qual deve ser o tamanho das fontes?

Qual deve ser o tamanho das fontes?
Qual deve ser o tamanho das fontes? (Foto: Divulgação)

Como não existe uma fonte “padrão” para se montar um currículo, também não existe tamanho de fonte “padrão” que podem estar variando conforme o critério do candidato. Um tamanho que será sempre um seguro é o 11 pt que deve parecer agradável para quem esta lendo seu currículo. Outra coisa importante para se lembrar sobre a fonte e seu tamanho é que o tamanho deve ser diretamente ligado ao estilo de fonte que você escolheu, para que você consiga manter um padrão e que possa concluir em um documento que seja visivelmente agradável para a leitura.

Mantenha apenas um estilo no seu currículo todo

Não misture nenhum tipo de símbolo diferenciado, como círculos e quadrados, para dar destaque uma e não a outra parte do conteúdo do seu currículo.

Gostou de nossas dicas? Esperamos ter te ajudado.

Conheça mais artigos com conteúdo semelhantes:

Camila Silva
Últimos posts por Camila Silva (exibir todos)